Linha de Cascais
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A Linha de Cascais até 1976 foi concessionada à Sociedade do Estoril, e por isso a sua sinalização adquiriu caracteristicas diferentes do resto da rede da CP, se bem que estas não sejam muito significativas. Pode-se dizer que enquanto a sinalização da CP evoluiu, a sinalização da linha de Cascais, parou no tempo, assemelhando-se em muito à sinalização em vigor na CP nos anos 60, com bloco automático no sentido normal e uso de bastão-piloto (testemunho) para a circulação em via única, mas já com algumas "nuances", tais como sinais de manobras com indicação de direcção. Também os niveis de segurança, desta linha sempre foram os mais altos, a mesma de à largos anos (presumo que pelo menos 30) é feito uso de uso de um sistema que através de magnetos instalados na via que assegura que os maquinistas não se aproximam de um sinal de paragem ou passagem de nivel avariada a uma velocidade excessiva! Apesar de ser um sistema relativamente rudimentar, é altamente eficaz! Quem conhece a linha de Cascais, sabe por experência própria que o facto destas regulamentações datarem dos anos 60 em nada obsta a uma eficaz exploração da mesma, antes pelo contrário! Resta referir, que à boa maneira portuguesa actual regulamento de sinais é provisório desde 1975, ou seja já lá vão 23 anos!!! No entanto, há que ter em conta que a medio prazo as regulamentações da linha de Cascais vão ser uniformizadas com a o resto da rede, isto não é de todo surpreendente!

Sinalização

Na linha de Cascais, todos os sinais são luminosos e funcionam automaticamente ou semi-automaticamente(abrem por ordem humana mas fecham à passagem do comboio). Cada farol (ou conjunto de farois da mesma cor) de um sinal é tratado de uma forma individual segundo o critério descrito no quadro.

Qualquer sinal que esteja equipado com um farol principal é um sinal principal e qualquer sinal qua apenas esteja equipado com farois de manobras, é um sinal de manobras.No entanto, os sinais principais podem ser ou não equipados com sinais de manobras(só com o aspecto de marcha em regime de manobras, já que a paragem neste caso é dada pelo encarnado fixo). Os farois/placas permissivas quando acesos/usadas, permitem que o maquinista passe o encarnado fixo após 5 segundos de paragem, não tendo estes farois / placas qualquer outra utilidade.

Os indicadores de itinerário, são sempre um conjunto de vários farois, que formam ou um traço ou um número, dando apenas indicações de caracter informativo.
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Sinais principais

Como já foi dito, os sinais principais são aqueles que apresentam pelo menos um aspecto principal, indepentedentemente de terem associados farois de manobras ou não. Estes sinais são de um modo geral "altos" (poste com cerca de 4 metros de altura) mas no caso dos resguardos que são raramente usados, os sinais principais são "baixos" (sinal à flôr do solo) para evitar confusões acerca de qual linha o mesmo se refere.
Estes sinais podem ser de dois tipos:

- Permissivos - São sinais que tem como unica função manter os comboios devidamente espaçados entre as estações e que por isso funcionam automaticamente sem intervenção humana. Podem ser facilmente identificados pela placa reflectora azul com que estão equipados. Estes sinais apenas pode proteger secções de via onde não existam agulhas

- Absolutos - São todos os outros sinais principais que não são permissivos. São absolutos,. pois podem ordenar a paragem absoluta de um comboio (o maquinista não pode ultrapassar o sinal a não ser com autorização escrita). Estes sinais podem funcionar tanto automaticamente como semi-automaticamente.

Estes sinais, consoante o seu equipamento, são identificados como sendo de um determinado tipo, assim:
csc_sin1.gif Tipo PR - Sinais permissivos - São os sinais que são equipados com a placa b)

Tipo A - Sinais Absolutos sem farol/farois de manobras - São os sinais que não têm nenhum dos equipamentos, excepto o g), que todos obviamente têm.

Tipo AS - Sinais absolutos com indicador de manobras simples - São os sinais equipados com o farol e). Se for um sinal baixo toma a designação de Tipo ASB

Tipo ASA - Sinais absolutos com indicador de manobras simples e farol azul - São os sinais equipados com os farois a) e e).

Tipo AM - Sinais absolutos com indicador de manobras de Múltipla direcção - São os sinais equipados com os farois f).Se for um sinal baixo toma a designação de Tipo AMB

Tipo ANS - Sinais absolutos com indicador númerico de "n" itinerários e indicador de manobra de simplesdirecção. - São os sinais equipados com os farois c) e e). Estes sinais são destinados a regular a entrada nas estações terminus, por isso existem apenas dois, um à entrada do Cais do Sodré e outro à entrada de Cascais. É também de referir que tanto estes sinais como os que os precedem não possuem o farol Verde.

Tipo ADS - Sinais absolutos com indicador de Dois itinerários e indicador de manobra de simples direcção. - São os sinais equipados com os farois d) e e). Estes sinais são usados como sinais de entrada das estações semi-terminus (ver nota)(Algés, Oeiras, São Pedro do Estoril). O indicador de Duas direcções tem a curiosidade de só acender quando o sinal apresenta o laranja fixo, de modo a indicar ao maquinista qual a razão do sinal apresentar laranja ( | para via directa e / para via desviada). Se o sinal estiver Verde, o indicador não acende pois a única direcção disponivel é a directa e por isso não há necessidade da indicação de direcção pois esta é subentendida.
Nota - As estações semi-terminus da linha de Cascais são dotadas de uma linha central, para inversão dos comboios que eventualmente ali terminem a sua marcha.

Sistema de travagem automática

Os sinais principais colocados nas via gerais de circulação e as passagens de nivel, estão associados a um magneto colocado a cerca de 400 metros dos mesmos. Esse magneto, quando activado, força o maquinista a abrandar o comboio a abaixo dos 30 km/h, funcionando da seguinte maneira:
Quando um sinal apresenta Encarnado Fixo ou Encarnado Intermitente o magneto respectivo é activado, actuando sobre qualquer comboio que passe sobre ele (desde que equipado com o sistema, obviamente) . Essa actuação processa-se da seguinte maneira:
- Se o comboio passa sobre o magneto a mais de 60 km/h, imediatemente o sistema imobiliza o comboio

- Se o comboio passar sobre o magneto a menos de 60 km/h, o sistema dá ao maquinista 12 segundos para abrandar o comboio abaixo dos 30 km/h.

- Se ao fim de 12 segundos o comboio for a mais de 30 km/h, o sistema imobiliza o comboio.

- Se ao fim de 12 segundos o comboio for a menos de 30 km/h, o sistema volta ao normal,

Isto tudo é acompanhado pelo toque de uma campainha ou besouro, desde o inicio até ao fim!


Como muitas vezes o magneto de um sinal está junto do sinal imediatamente anterior, é frequente ver os maquinistas da linha de Cascais a fazerem travagens fortes cada vez que vêm um sinal amarelo, já que se eles passam o magneto a mais de 60 km/h, o comboio "aterra". No caso de uma passagem de nivel tudo se processa da mesma forma só que sem sinais, havendo apenas diferença na cor dos magnetos que é amarela (os magnetos dos sinais são prateados)


Sinais de Manobras

Estes sinais destinam-se apenas a regular os movimentos de manobras ou de comboios em regime de manobras, podendo ser, como já referido, de simples direcção ou de multipla direcção. Esta é uma das caracteristicas que torna única a sinalização da linha de Cascais, a existência de sinais de manobras, cujo o próprio aspecto de autorização indica a direcção da manobra. Por exemplo, na Grã-Bretanha não é invulgar, ver uma indicação de direcção associada a um sinal de manobras, mas essa indicação é dada por um indicador de direcção subsidiário ao estilo do indicador c) do esquema acima colocado e em muitos paises, para já não falar própria CP, que no resto rede, apenas se indica a autorização de manobras, sem qualquer indicação de direcção.

Sinais de manobras de Simples direcção

csc_sinS.gif São geralmente usados associados aos sinais principais de entrada das estações e para proteger a entrada em percursos de manobras, em que as mesmas só podem ser autorizadas numa única direcção.










Sinais de manobras de múltipla direcção

csc_sinM.gif Quandos existe mais do que uma direcção de manobras disponivel, para a proteger, geralmente é feito uso de um sinal de manobras de múltipla direcção. Estes sinais, podem existir isolados (conforme o desenho aqui à esquerda) ou combinados com sinais principais do tipo AM ou AMB.
Conforme a disposição ds luzes acesas, uma direcção é indicada:

 

 



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Sinais de manobras de simples/multipla direcção combinados com sinais principais


Nos sinais de entrada nas estações a abertura dos sinais de manobras de simples direcção que a eles estão associados obedece a certas regras:

- Uma vez aberto o sinal, este apenas ficará aberto durante 60 segundos, após os quais voltará a fechar.

- Se mais do que um comboio se estiver a aproximar do sinal, apenas o que estiver junto ao sinal o poderá ultrapassar quando aberto. O segundo comboio efectuará paragem junto ao sinal, e aguardará que o mesmo volte a fechar. Quando o sinal voltar a abrir, o maquinista poderá prosseguir a marcha de acordo com o aspecto apresentado.

- Após ultrapassar um sinal de entrada que ordene o prosseguimento do comboio em regime de manobras o maquinista efectuará paragem na plataforma, excepto se for autorizado a prosseguir pelo pessoal da estação.


Se o sinal de saida de uma linha indicar a marcha em regime de manobras, os maquinistas procedem da seguinte maneira: - Se o comboio iniciar ou tiver paragem naquela estação, o maquinista só pode partir com autorização de partida do Chefe da estação. Mas se o aspecto apresentado no sinal de entrada na estação se referia a comboios; Laranja, Vermelho Intermitente ou Vermelho + Azul; (o Verde e o Laranja intermitente também se referem a comboios mas nunca seriam apresentados neste contexto), o maquinista pode passar ou partir da estação sem necessidade de autorização do Chefe da estação.

 


17-05-2007