Linha de Cascais
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A Linha de Cascais até 1976 foi concessionada à Sociedade do
Estoril, e por isso a sua sinalização adquiriu caracteristicas
diferentes do resto da rede da CP, se bem que estas não sejam
muito significativas. Pode-se dizer que enquanto a sinalização
da CP evoluiu, a sinalização da linha de Cascais, parou no
tempo, assemelhando-se em muito à sinalização em vigor na CP
nos anos 60, com bloco automático no sentido normal e uso de
bastão-piloto (testemunho) para a circulação em via única,
mas já com algumas "nuances", tais como sinais de
manobras com indicação de direcção. Também os niveis de
segurança, desta linha sempre foram os mais altos, a mesma de à
largos anos (presumo que pelo menos 30) é feito uso de uso de um
sistema que através de magnetos instalados na via que assegura
que os maquinistas não se aproximam de um sinal de paragem ou
passagem de nivel avariada a uma velocidade excessiva! Apesar de
ser um sistema relativamente rudimentar, é altamente eficaz!
Quem conhece a linha de Cascais, sabe por experência própria
que o facto destas regulamentações datarem dos anos 60 em nada
obsta a uma eficaz exploração da mesma, antes pelo contrário!
Resta referir, que à boa maneira portuguesa actual regulamento
de sinais é provisório desde 1975, ou seja já lá vão
23 anos!!! No entanto, há que ter em conta que a medio prazo as
regulamentações da linha de Cascais vão ser uniformizadas com
a o resto da rede, isto não é de todo surpreendente!
Sinalização
Na linha de Cascais, todos os sinais são luminosos e
funcionam automaticamente ou semi-automaticamente(abrem por ordem
humana mas fecham à passagem do comboio). Cada farol (ou
conjunto de farois da mesma cor) de um sinal é tratado de uma
forma individual segundo o critério descrito no quadro.
Qualquer sinal que esteja equipado com um farol principal é
um sinal principal e qualquer sinal qua apenas esteja equipado
com farois de manobras, é um sinal de manobras.No entanto, os
sinais principais podem ser ou não equipados com sinais de
manobras(só com o aspecto de marcha em regime de manobras, já
que a paragem neste caso é dada pelo encarnado fixo). Os
farois/placas permissivas quando acesos/usadas, permitem que o
maquinista passe o encarnado fixo após 5 segundos de paragem,
não tendo estes farois / placas qualquer outra utilidade.
Os indicadores de itinerário, são sempre um
conjunto de vários farois, que formam ou um traço ou um
número, dando apenas indicações de caracter informativo.
Como já foi dito, os sinais principais são
aqueles que apresentam pelo menos um aspecto principal,
indepentedentemente de terem associados farois de manobras ou
não. Estes sinais são de um modo geral "altos" (poste
com cerca de 4 metros de altura) mas no caso dos resguardos que
são raramente usados, os sinais principais são
"baixos" (sinal à flôr do solo) para evitar
confusões acerca de qual linha o mesmo se refere.
Estes sinais podem ser de dois tipos:
- Permissivos - São sinais que tem como unica
função manter os comboios devidamente espaçados entre as
estações e que por isso funcionam automaticamente sem
intervenção humana. Podem ser facilmente identificados pela
placa reflectora azul com que estão equipados. Estes sinais
apenas pode proteger secções de via onde não existam agulhas
- Absolutos - São todos os outros sinais
principais que não são permissivos. São absolutos,. pois podem
ordenar a paragem absoluta de um comboio (o maquinista não pode
ultrapassar o sinal a não ser com autorização escrita). Estes
sinais podem funcionar tanto automaticamente como
semi-automaticamente.
Estes sinais, consoante o seu equipamento, são
identificados como sendo de um determinado tipo, assim:
Tipo PR
- Sinais permissivos - São os sinais que são
equipados com a placa b)
Tipo A - Sinais Absolutos sem
farol/farois de manobras - São os sinais que não têm nenhum
dos equipamentos, excepto o g), que todos obviamente têm.
Tipo AS - Sinais absolutos com
indicador de manobras simples - São os sinais equipados
com o farol e). Se for um sinal baixo toma a designação
de Tipo ASB
Tipo ASA - Sinais absolutos com
indicador de manobras simples e farol azul - São
os sinais equipados com os farois a) e e).
Tipo AM - Sinais absolutos com
indicador de manobras de Múltipla direcção - São os
sinais equipados com os farois f).Se for um sinal baixo
toma a designação de Tipo AMB
Tipo ANS - Sinais absolutos com
indicador númerico de "n" itinerários e
indicador de manobra de simplesdirecção. - São os
sinais equipados com os farois c) e e). Estes sinais são
destinados a regular a entrada nas estações terminus, por isso
existem apenas dois, um à entrada do Cais do Sodré e outro à
entrada de Cascais. É também de referir que tanto estes sinais
como os que os precedem não possuem o farol Verde.
Tipo ADS - Sinais absolutos com
indicador de Dois itinerários e indicador de manobra de simples
direcção. - São os sinais equipados com os farois d) e e).
Estes sinais são usados como sinais de entrada das estações
semi-terminus (ver nota)(Algés, Oeiras, São Pedro do Estoril).
O indicador de Duas direcções tem a curiosidade de só acender
quando o sinal apresenta o laranja fixo, de modo a indicar ao
maquinista qual a razão do sinal apresentar laranja ( | para via
directa e / para via desviada). Se o sinal estiver Verde, o
indicador não acende pois a única direcção disponivel é a
directa e por isso não há necessidade da indicação de
direcção pois esta é subentendida.
Nota - As estações semi-terminus da linha de Cascais
são dotadas de uma linha central, para inversão dos comboios
que eventualmente ali terminem a sua marcha.
Os sinais principais colocados nas via gerais de
circulação e as passagens de nivel, estão associados a um
magneto colocado a cerca de 400 metros dos mesmos. Esse magneto,
quando activado, força o maquinista a abrandar o comboio a
abaixo dos 30 km/h, funcionando da seguinte maneira:
Quando um sinal apresenta Encarnado Fixo ou Encarnado
Intermitente o magneto respectivo é activado, actuando sobre
qualquer comboio que passe sobre ele (desde que equipado com o
sistema, obviamente) . Essa actuação processa-se da seguinte
maneira:
- Se o comboio passa sobre o magneto a mais de 60 km/h,
imediatemente o sistema imobiliza o comboio
- Se o comboio passar sobre o magneto a menos de
60 km/h, o sistema dá ao maquinista 12 segundos para
abrandar o comboio abaixo dos 30 km/h.
- Se ao fim de 12 segundos o comboio for a mais
de 30 km/h, o sistema imobiliza o comboio.
- Se ao fim de 12 segundos o comboio for a menos
de 30 km/h, o sistema volta ao normal,
Isto tudo é acompanhado pelo toque de uma
campainha ou besouro, desde o inicio até ao fim!
Como muitas vezes o magneto de um sinal está junto do sinal
imediatamente anterior, é frequente ver os maquinistas da linha
de Cascais a fazerem travagens fortes cada vez que vêm um sinal
amarelo, já que se eles passam o magneto a mais de 60 km/h, o
comboio "aterra". No caso de uma passagem de nivel tudo
se processa da mesma forma só que sem sinais, havendo apenas
diferença na cor dos magnetos que é amarela (os magnetos dos
sinais são prateados)
Sinais de Manobras
Estes sinais destinam-se apenas a regular os movimentos de
manobras ou de comboios em regime de manobras, podendo ser, como
já referido, de simples direcção ou de multipla direcção.
Esta é uma das caracteristicas que torna única a sinalização
da linha de Cascais, a existência de sinais de manobras, cujo o
próprio aspecto de autorização indica a direcção da manobra.
Por exemplo, na Grã-Bretanha não é invulgar, ver uma
indicação de direcção associada a um sinal de manobras, mas
essa indicação é dada por um indicador de direcção
subsidiário ao estilo do indicador c) do esquema acima colocado
e em muitos paises, para já não falar própria CP, que no resto
rede, apenas se indica a autorização de manobras, sem qualquer
indicação de direcção.
São geralmente usados associados aos sinais principais de
entrada das estações e para proteger a entrada em percursos de
manobras, em que as mesmas só podem ser autorizadas numa única
direcção.
Quandos existe mais do que uma direcção de manobras
disponivel, para a proteger, geralmente é feito uso de um sinal
de manobras de múltipla direcção. Estes sinais, podem existir
isolados (conforme o desenho aqui à esquerda) ou combinados com
sinais principais do tipo AM ou AMB.
Conforme a disposição ds luzes acesas, uma direcção é
indicada:
Nos sinais de entrada nas estações a abertura dos sinais de
manobras de simples direcção que a eles estão associados
obedece a certas regras:
- Uma vez aberto o sinal, este apenas ficará
aberto durante 60 segundos, após os quais voltará a fechar.
- Se mais do que um comboio se estiver a
aproximar do sinal, apenas o que estiver junto ao sinal o poderá
ultrapassar quando aberto. O segundo comboio efectuará paragem
junto ao sinal, e aguardará que o mesmo volte a fechar. Quando o
sinal voltar a abrir, o maquinista poderá prosseguir a marcha de
acordo com o aspecto apresentado.
- Após ultrapassar um sinal de entrada que
ordene o prosseguimento do comboio em regime de manobras o
maquinista efectuará paragem na plataforma, excepto se for
autorizado a prosseguir pelo pessoal da estação.
Se o sinal de saida de uma linha indicar a marcha em regime de
manobras, os maquinistas procedem da seguinte maneira: - Se o
comboio iniciar ou tiver paragem naquela estação, o maquinista
só pode partir com autorização de partida do Chefe da
estação. Mas se o aspecto apresentado no sinal de entrada na
estação se referia a comboios; Laranja, Vermelho Intermitente
ou Vermelho + Azul; (o Verde e o Laranja intermitente também se
referem a comboios mas nunca seriam apresentados neste contexto),
o maquinista pode passar ou partir da estação sem necessidade
de autorização do Chefe da estação.
17-05-2007