Passagens de Nivel (PN's)/ Level Crossings

 

No caminho de ferro, uma das situaçoes mais criticas é a das PN's, pois ali os comboios cruzam-se com o trafego rodoviário ao mesmo nivel e dadas as muitas variaveis(especialmente para quando condutores Portugueses estão envolvidos) envolvidas torna esta situação especialmente critica. Tambem as caracteristicas do caminho de ferro nada ajudam pois como devem imaginar nao é nada facil parar um besta de 2250 ton mais duas locomotivas de aprox 100ton  como por exemplo é o caso do "carvoeiro", o comboio de carvão de Sines para a Central do Pego e por isso os maquinistas quando é caso disso devem ser avisados de alguma anormalidade que ocorra na PN com a devida antecêdencia.Por isso, foram criados sinais que se referem especificamente a passagens de nivel  nada tendo a haver com o espaçamento dos comboios. Contudo, em linhas onde existe sinalização automatica, REGRA GERAL a protecção das PN é assegurada pelos mesmos sinais que asseguram o espaçamento dos comboios. E de referir que se esta a falar de PN automaticas uma vez que as PN manuais nao dispoe de sinais de protecçao, senda a mesma assegurada pela propria guarda e pelo telefone que a liga as estaçoes colaterais.

 

 As it is known, the LC's are one of the most sensitive situations on the railways. Under Portuguese regulations, manual LC don not have protecting signals, being it's protection assured by the guard and the telephone connecting it to the stations. Automatic LC's are allways protected by signals. If the line has automatic signalling, usually, the block signals and stations signals will protect the LC's and if the line hasnt got automatic signalling the LC's will have their own signals.

 

Indicador de suspensão de aviso às passagens de nivel - Este sinal é geralmente usado em estações de cantonamento automático (por exemplo linha do Norte) desprovidas de sinal de saida interior (sinal de saida das linhas de estacionamento) e destina-se a indicar se existe anúncio do comboio às passagens de nivel seguintes. Caso o Azul esteja fixo, não existe anúncio mas se estiver intermitente existe anúncio às passagens de nivel protegidas.

Se a estaçao estiver em eclipse este sinal deverá ser ignorada qqr que seja o seu aspecto


De uma forma mais clara , o que se passa é o seguinte:
É do conhecimento geral que existem muitas Passagens de nivel (P.N.) em Portugal, o que origina que a maior parte das estações estejam incluidas já na zona de aproximação a uma ou mais P.N. . Ora se um comboio terminar ou ficar parado durante muito tempo numa estação há que suspender o anúncio do comboio à P.N. (ou seja "dizer" aos equipamentos da P.N. para manter a P.N. aberta). Mas se o anúncio a uma P.N é suspenso há que indicá-lo de alguma forma aos maquinistas por forma a evitar acidentes. Se existirem sinais de saída da estação, o problema é simplesmente resolvido, fecha-se esse sinal mas se não existirem sinais de saída usa-se este sinal, que é geralmente colocado á saída da plataforma das vias gerais de circulação(vias principais).

Indicator of the suspension of train warnings to the Level Crossing - This signal is generaly used in automatic block stations without platform starters (i.e in the Lisbon-Oporto line) and it indicates if the LC's wich are activated by the station track circuits, will work or not when the train passes over them.If the Blue is fixed, the LC's aren't working but if it is flashing the protected LC's are working.
The existence of this signal is mainly due to the existence of many LC's in Portugal, many of whom have it's track circuits or are them selves inside tha station limits. If a train is to be stopped at the station for a reasonable time, it is convenient that the LC is kept open, by "ordering" it to ignore that train but without ignoring opposite trains aproaching it! In the same way, if a train is to be shunt from a siding and it it's movement will involve an LC, an assurance must exist that it is working or it will work when the train aproaches. It must be considered that in the stations were this signal is aplied, usually all points are hand operated, only the main lines are track circuited, and the only existing controlled signals are the home signals and eventually a controlled starter instead of an automatic block signal if it is too close to the station and it is thought convenient that shunting movements pass beyond it.
Sinal de Protecção a Passagens de Nivel - Estes sinais são usados para proteger passagens de nivel situadas em linhas onde não exista sinalização automática

Se o sinal apresentar Branco Intermitente, então a P.N. protegida encontra-se a funcionar em perfeitas condições mas se apresentar Vermelho Intermitente, alguma coisa de anormal se passa na (ou numa) P.N. protegida, não querendo necessáriamente dizer que a P.N. não está a funcionar (aliás, pelo que até hoje me foi dado a ver, na maior parte das vezes a P.N. aparentemente está funcionar bem, só que ou a falha é minima(por exemplo: fusão de uma das luzes rodóviárias) ou então a P.N. está a funcionar com os sistemas de recurso, até porque normalmente em caso de avaria grave a P.N. fechar-se-á automaticamente e fucionará continuamente, independentemente da aproximação de um comboio ou não!

 

A distância a que a P.N. protegida (ou a 1ª P.N. protegida) se encontra pode eventualmente ser indicada por uma placa colocada por baixo do pavilhão do sinal. Da mesma maneira, no caso de o sinal proteger mais do que uma P.N. (em circunstâncias normais, no máximo três), o numero de P.N. protegidas será indicado(neste caso duas).

 

 

 

 

 

 

Level Crossings protecting signal - This signals are used to protect LC's placed in lines without automatic signalling. If automatic signalling exists, it will also ensure the LC protection.

If the signal presents a flashing white (not lunar), the train driver can proceed without any restrictions but if the Red is flashing, then the LC has developed some kind of malfunction and therefore the driver will have to aproach it , ready to stop short of any obstruction. The flashing red doesn't have to mean that the LC is not working but that some vital part(s) is broken and the redundant systems are being used. Also, usually the LC's when have very serious malfunctions, they keep on working continuosly, either a train aproaches or not!

 

 

The distance between the protected LC (or the 1st LC) can be indicated by a plate placed below the signal board. In the same way, if the same signal protects more than one LC, the number of protected LC's will be indicated (normally only up to 3 LC can be proteced by the same signal..

The LC's protected be the previously described signal are preceeded by the signal here described on the left

 

 
Eu observei em algumas PN's, que dispunham de boa visibilidade, a colocação de um sinal na casa que alberga os equipamentos de controle da PN junto à linha. Este sinal nao vem descrito na regulamentaçao geral. No entanto, quanda a PN apresenta uma anormalidade, parece-me que o sinal começa a apresentar duas luzes brancas acendendo alternadamente. Existe um sinal destes para cada lado.e regra geral estao apagados I have observed in some LC's wich were in a well visible location, the placing of a signal at the relay house by the trackside. This signal is not described in the general regulations, however, it seems that when the LC has some kind of malfunction two flashing white lights will be presented alternately by the signal. This signal is normally off