Esta regulamentação ja tem alguns anos por isso esta algo desactualizada nao sei o quanto mas as bases mantêm-se / This regulations aren't updated and i don't know how much. However the bases are still the same

 

Sinalização do Metropolitano de Lisboa

    O Metropolitano de Lisboa foi inaugurado em 29 de Dezembro de 1959 . A rede consistia numa linha em Y com duas secções distintas,    Jardim Zoológico (à altura chamada Sete Rios) – Marquês de Pombal(à altura chamada Rotunda) e Entre Campos – Marquês de Pombal, tendo a partir daí um troço comum, Marquês de Pombal – Restauradores. Na estação do Marquês de Pombal bifurcavam- -se os dois primeiros troços. Dos Restauradores a rede expandir-se-ia sucessivamente para o Rossio(1963), Anjos (1966) e finalmente Alvalade(1972). De aí até 1988 a extensão da rede estagnou, por razões sociais e económicas. Desde então a rede está a sofrer um periodo de grande expansão, de que se destaca  a estação do Campo Grande(1993),a desconexão da estação do Marquês de Pombal(1995), a chegada ao Cais do Sodré (1998).
    Em termos de sinalização e segurança de circulação é de salientar que desde a abertura de rede não foi registada um unica morte derivado a acidentes relacionados com comboios. Aliás, salvo erro,  apenas um único incidente relacionado com comboios foi registado. Em termos de sinalização e regulamentação, o Metropolitano de Lisboa é extremamente rigido fazendo uso de overlap parcial e total, de acordo com as caracteristicas da linha e da sinalização.

 Lisbon Underground Signalling   

  The Lisbon underground was inaugurated in the 29th of December of 1959, at the time with a Y shapped network between Restauradores and Marques de Pombal were a junction existed for Jardim Zoologico and another for Entre-Campos. From Restauradores the network would be sucessively expanded to Rossio(1963), Anjos (1966) e finally Alvalade(1972). Then until 1988 the expantion of the network was halted due to economical and social reasons (we had a revolution in 1974 and until 1986 although we were a democracy this country was a mess!!!). From then the expantion restarted and faster than ever, for wich reason it will not be detailed here.
    In the Signalling aspect and circulation security, it should be noticed that since the opening of the network, a single death hasn't been registered due to train accidents!!!. In fact the, if i'm not mystaken  only a single accident with trains was registered(it started burning, nothing related with signalling). This is achieved by a very strict enforcement of it's regulations with the use of partial and total overlap, derpending on the line profile

 


 

  

 

  1.     - Paragem Absoluta - A seguir ao sinal não está estabelecido qualquer percurso. O maquinista só poderá ultrapassar este sinal sob condições especiais e muito restrictivas
  2.     - Paragem Absoluta - Do ponto de vista regulamentar este sinal é equivalente aos dois vermelhos mas é utilizado em contravia e em desvios por forma a que se evitem confusões com os dois vermelhos destinados basicamente aos itinerários gerais
  3.     - Paragem Simples - Indica que o percurso após o sinal se encontra estabelecido (se não existirem agulhas até ao próximo sinal, de um modo geral este será o aspecto mais restrictivo que o sinal apresenta) mas que o mesmo se encontra ocupado ou que mesmo estando livre o comboio anterior ainda não se afastou o suficiente do sinal seguinte(overlap). Um Maquinista que seja autorizado a ultrapassar um sinal que apresente este aspecto cumprirá sempre marcha à vista até à estação seguinte.
  4.     - Aproximação - Sempre que o espaço que medeia entre um sinal que apresente  paragem absoluta e o ponto protegido pelo mesmo seja inferior à distância de overlap, a paragem absoluta é precedida por este aspecto, caso haja conveniência em permitir que o comboio se aproxime do mesmo (por exemplo, a paragem absoluta é apresentada à saída de uma estação, há todo o interesse em permitir que o comboio entre na estação para tomar/largar passageiros)
  5.     - Repetição - Regra geral, no metropolitano de Lisboa os "vermelhos" não são precedidos de aviso de paragem, ou seja, geralmente os sinais ou apresentam verde ou vermelho. Mas se o sinal que apresenta o "vermelho" está colocado numa curva ou numa lomba o maquinista não consegue vê-lo a uma distância suficiente para parar o comboio junto a ele e por isso faz-se uso de um sinal repetidor colocado antes do sinal (regra geral cerca de 100/150 metros antes) que quando o sinal repetido está "verde" apresenta verde e quando o sinal repetido está "vermelho" apresenta amarelo. Por vezes faz-se uso de mais do que um repetidor (o sinal de entrada da estação da Pontinha tem 4 sinais repetidores, espaçados cerca de 25/50 metros!!).
  6.     - Autorização de Manobra  - Autoriza a execução da manobra. A velocidade máxima é de 30 km/h e pode estar a autorizar a manobra para uma via já ocupada.
  7.     - Autorização de movimento principal (via livre) - Do ponto de vista da sinalização automatica não são impostas quaisquer restricções à marcha do comboio, que salvo qualquer outra indicação por parte de outros tipos de sinais, podendo assim o maquinista circular à velocidade máxima (60 km/h).
  8. - Bloqueio de Saída - Este aspecto(quadrado vermelho)(que só é usado nos sinais de saida das estações), que não tem nada a haver com a sinalização automática, ordena ao maquinista que permaneça na estação independentemente do aspecto do sinal a que está associado. A utilidade deste aspecto pode ser exemplificada no seguinte caso: vamos supor que a central de movimento do metropolitano de Lisboa tem razões para crer que um comboio vai ficar retido antes da estação seguinte num sinal. Ora neste caso não há interesse em permitir que o comboio avance para o túnel sendo conveniente que ele fique retido na estação anterior. A razão para se utilizar um aspecto diferente do vermelho, prende-se com razões de flexibilidade já que com este aspecto é possivel reter um comboio numa estação sem grandes formalidades pois se um maquinista ultrapassar este aspecto não existe perigo algum dado que o percurso encontra-se estabelecido e livre. Também torna possivel reter um comboio numa estação no ultimo momento da sua permanência na estação já que se o maquinista não reparar nele devido à sua tardia actuação, paciência, para no meio do tunel ao sinal vermelho!!!

 

 

  1.     - Paragem Absoluta - Absolute Stop - Stop & Stay. The overtaking of this signal, when authorized (in normal service very very hardly this will happen) requires the maning of all points (the same man can do it!!)
  2.     - Paragem Absoluta - Absolute Stop - Stop & Stay. It's the same thing as the double red but this aspect is used in sidings and wrong line, in order to avoi confusions (it's a french practice of the RER of paris)
  3.    - Paragem Simples - Simple Stop - Block Stop -(but it can be called a Stop & Probably Stay). It indicates that the next block is occupied or if not occupied that the overlap hasn't been fulfilled. In a station area, with points ahead of this signal, they are locked. After 30 seconds stop the train driver  will try to reach the movement central (the CM - Central de Movimento) and ask for instructions. If after 5 minutes no contact has been achivied and the  has a second agent on board(4 cars trains), the factor(wich goes at the tail of the train and is in charge of closing the doors), he will authorize the driver to pass the signal at danger. If only the driver is on board(2 and 3 cars) it must request permission to the station master of the nearest station, without wich it cannot proceed. In either case the driver will proceed with caution until the next station (not signal)
  4.     - Aproximação - Aproach - When beyond an absolute stop aspect there is no overlap to the next train and it is needed to allow a train to aproach of that signal, this aspect is presented before the absolute stop. The driver must stop before the signal, request permission to overtake it to the Automatic stop system and then proceed slowly.
  5.     - Repetição - Repetition - When a stop aspct it is not visible at a safe distance, a single or multiple repeaters are installed before the repeated signal. When the repeated signal is closed this aspect is presented. As said before, sometimes multiple repeaters exist for a single signal. The home signal of the Pontinha station (terminal) has 4 repeaters spaced about  25/50 metres!!).
  6.     - Autorização de Manobra  - Shunting Permission - Maximum speed allowed 30 km/h and the line might be occupied. Unlike CP, this aspect allows the departure of a train.
  7.     - Autorização de movimento principal (via livre) - Authorization of main movement (all clear) - All clear (the maximum speed allowed is 60 kph).
  8.     - Bloqueio de Saída - Exit Blocking - The trains must not depart the station while the red square is lit although the path is set and clear. It's main purpose is to maintain trains spaced independentely of the block (for example to keep them 2 minutes apart)

         

Tipos de sinais simples:
         Basicamente podem-se considerar sinais simples os sinais que apenas apresentam duas indicações, sendo uma delas restrictiva e a outra não (o verde ou branco lunar). O metropolitano de Lisboa não é muito coerente neste aspecto (não é que não funcione) pelo que se torna um bocado dificil mas ajuda se se souber que um sinal composto é um sinal que agrega dois ou mais sinais simples    

  1.     - Sinal de Cantonamento
  2.     - Sinal de Paragem Absoluta
  3.     - Sinal Repetidor
  4.     - Sinal de Manobra
  5.     - Paragem Absoluta de Manobra
  6.     - Sinal de Aproximação

    Sinais Compostos:
    São simplesmente a combinação de pelo menos 2 sinais simples:

  1.      - Sinal Repetidor de Cantonamento e de Manobra
  2.      -  Paragem Absoluta + Manobra
  3.      -  Paragem Absoluta + Repetidor
  4.      - Este sinal pode ser de dois tipos: 1) Paragem Absoluta + Aproximação 2)   Paragem Absoluta + Aproximação + Repetidor
  5.     - Paragem Absoluta + Aproximação + Manobra
  6.     - Indicação de direcção

 

 

 

 

 

 

 
          Simple signals types:
        Basicaly a simple signal is a signal wich presents two indications. One restrictive (a "red") and another not restrictive or "lightly restrictive". But the Lisbon Underground it is not coherent in this aspect, but it helps if you know that a composite signal is the mix of 2 or more simple signals.
  1. Block Signal
  2. Absolute Stop Signal
  3. Repeater
  4. Shunt Signal
  5. Shunting Absolute stop
  6. Approach signal

Composite Signals:

  1.  Repeater of Block and Shunting
  2.  Absolute Stop + Shunting
  3.  Absolute Stop + Repeater
  4.  This signal can be of two types:: Absolute Stop + Approach  or  Absolute Stop + Aproach + Repeater
  5. Absolute Stop + Approach + Shunting
  6. Direction indication

 

   

 

Exemplos / Examples