- - Paragem Absoluta - A seguir
ao sinal não está estabelecido qualquer percurso. O
maquinista só poderá ultrapassar este sinal sob
condições especiais e muito restrictivas
- - Paragem Absoluta - Do ponto
de vista regulamentar este sinal é equivalente aos dois
vermelhos mas é utilizado em contravia e em desvios por
forma a que se evitem confusões com os dois vermelhos
destinados basicamente aos itinerários gerais
- - Paragem Simples - Indica que
o percurso após o sinal se encontra estabelecido (se
não existirem agulhas até ao próximo sinal, de um modo
geral este será o aspecto mais restrictivo que o sinal
apresenta) mas que o mesmo se encontra ocupado ou que
mesmo estando livre o comboio anterior ainda não se
afastou o suficiente do sinal seguinte(overlap). Um
Maquinista que seja autorizado a ultrapassar um sinal que
apresente este aspecto cumprirá sempre marcha à vista
até à estação seguinte.
- - Aproximação - Sempre que o
espaço que medeia entre um sinal que apresente paragem
absoluta e o ponto protegido pelo mesmo seja inferior
à distância de overlap, a paragem absoluta é precedida
por este aspecto, caso haja conveniência em permitir que
o comboio se aproxime do mesmo (por exemplo, a paragem
absoluta é apresentada à saída de uma estação, há
todo o interesse em permitir que o comboio entre na
estação para tomar/largar passageiros)
- - Repetição - Regra geral, no
metropolitano de Lisboa os "vermelhos" não
são precedidos de aviso de paragem, ou seja, geralmente
os sinais ou apresentam verde ou vermelho. Mas se o sinal
que apresenta o "vermelho" está colocado numa
curva ou numa lomba o maquinista não consegue vê-lo a
uma distância suficiente para parar o comboio junto a
ele e por isso faz-se uso de um sinal repetidor colocado
antes do sinal (regra geral cerca de 100/150 metros
antes) que quando o sinal repetido está
"verde" apresenta verde e quando o sinal
repetido está "vermelho" apresenta amarelo.
Por vezes faz-se uso de mais do que um repetidor (o sinal
de entrada da estação da Pontinha tem 4 sinais
repetidores, espaçados cerca de 25/50 metros!!).
- - Autorização de Manobra
- Autoriza a execução da manobra. A velocidade máxima
é de 30 km/h e pode estar a autorizar a manobra para uma
via já ocupada.
- - Autorização de movimento
principal (via livre) - Do ponto de vista da
sinalização automatica não são impostas quaisquer
restricções à marcha do comboio, que salvo qualquer
outra indicação por parte de outros tipos de sinais,
podendo assim o maquinista circular à velocidade máxima
(60 km/h).
- - Bloqueio de Saída - Este aspecto(quadrado
vermelho)(que só é usado nos sinais de saida das
estações), que não tem nada a haver com a
sinalização automática, ordena ao maquinista que
permaneça na estação independentemente do aspecto do
sinal a que está associado. A utilidade deste aspecto
pode ser exemplificada no seguinte caso: vamos supor que
a central de movimento do metropolitano de Lisboa tem
razões para crer que um comboio vai ficar retido antes
da estação seguinte num sinal. Ora neste caso não há
interesse em permitir que o comboio avance para o túnel
sendo conveniente que ele fique retido na estação
anterior. A razão para se utilizar um aspecto diferente
do vermelho, prende-se com razões de flexibilidade já
que com este aspecto é possivel reter um comboio numa
estação sem grandes formalidades pois se um maquinista
ultrapassar este aspecto não existe perigo algum dado
que o percurso encontra-se estabelecido e livre. Também
torna possivel reter um comboio numa estação no ultimo
momento da sua permanência na estação já que se o
maquinista não reparar nele devido à sua tardia
actuação, paciência, para no meio do tunel ao sinal
vermelho!!!
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- - Paragem Absoluta - Absolute Stop
- Stop & Stay. The overtaking of this signal,
when authorized (in normal service very very hardly this
will happen) requires the maning of all points (the
same man can do it!!)
- - Paragem Absoluta - Absolute Stop
- Stop & Stay. It's the same thing as the double
red but this aspect is used in sidings and wrong line, in
order to avoi confusions (it's a french practice of the
RER of paris)
- - Paragem Simples - Simple Stop - Block
Stop -(but it can be called a Stop & Probably Stay).
It indicates that the next block is occupied or if not
occupied that the overlap hasn't been fulfilled. In a
station area, with points ahead of this signal, they are
locked. After 30 seconds stop the train driver will
try to reach the movement central (the CM - Central de
Movimento) and ask for instructions. If after 5 minutes
no contact has been achivied and the has a second
agent on board(4 cars trains), the factor(wich goes at
the tail of the train and is in charge of closing the
doors), he will authorize the driver to pass the signal
at danger. If only the driver is on board(2 and 3 cars)
it must request permission to the station master of the
nearest station, without wich it cannot proceed. In
either case the driver will proceed with caution until
the next station (not signal)
- - Aproximação - Aproach - When
beyond an absolute stop aspect there is no overlap to the
next train and it is needed to allow a train to aproach
of that signal, this aspect is presented before the
absolute stop. The driver must stop before the signal,
request permission to overtake it to the Automatic stop
system and then proceed slowly.
- - Repetição - Repetition - When
a stop aspct it is not visible at a safe distance, a
single or multiple repeaters are installed before the
repeated signal. When the repeated signal is closed this
aspect is presented. As said before, sometimes multiple
repeaters exist for a single signal. The home signal of
the Pontinha station (terminal) has 4 repeaters spaced
about 25/50 metres!!).
- - Autorização de Manobra
- Shunting Permission - Maximum speed allowed 30
km/h and the line might be occupied. Unlike CP, this
aspect allows the departure of a train.
- - Autorização de movimento
principal (via livre) - Authorization of main
movement (all clear) - All clear (the maximum speed
allowed is 60 kph).
- - Bloqueio de Saída - Exit
Blocking - The trains must not depart the station
while the red square is lit although the path is set and
clear. It's main purpose is to maintain trains spaced
independentely of the block (for example to keep them 2
minutes apart)
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