CONVEL

(Controlo Automático de Velocidade)

Nas linhas equipadas com sinalização automática, regra geral, conjuntamente instala-se também o sistema Convel. Este sistema caracteriza-se por assegurar que os comboios cumpram tanto as indicações dos sinais luminosos como dos velocidades máximas permanentes da via (apesar das velocidades máximas temporárias também poderem ser controladas mas habitualmente não o são). Este sistema pode também controlar outras funções adicionais como assegurar que os disjuntores principais (D.P)sáo desligados á passagem por uma zona neutra* ou desligar a alimentação do ar condicionado(em certas situações a alimentação do ar condicionado pode interferir com a sinalização).

Este sistema recebe a informação através de balizas instaladas na via, geralmente junto aos sinais mas também noutros pontos caso necessário. Sendo um sistema que recebe apenas informação pontual tem algumas desvantagens mas também tem vantagens:

-Apenas recebe informação quando passa sobre as balizas mas em compensação é substancialmente mais barato que um sistema de informação continua.

-Ao passar por um sinal ,caso receba a informação que o sinal seguinte está fechado, mesmo que o sinal seguinte abra entretanto o sistema obrigará sempre o maquinista a aproximar-se do mesmo como se estivesse fechado. Isto pode fazer parecer que provoca perdas de tempo mas os regulamentos obrigam a que o maquinista, depois de ter passado um sinal "amarelo" considere o sinal seguinte fechado até a cabeça do comboio passar o sinal seguinte. Isto trocado por miúdos significa que nem que o maquinista veja o sinal verde lá ao fundo não pode retomar a marcha normal até passar pelo sinal.

 

*(Em tracção eléctrica por corrente alterna, (que é a usada pela CP. a 25 000V) há necessidade de separar electricamente duas zonas de alimentação distintas, através duma chamada zona neutra, com 18 a 36 metros de comprimento, onde a catenária não é alimentada. Se o comboio eléctrico ai passar com o D.P. ligado irá causar um arco eléctrico que poderá causar grandes danos ao fio aéreo(catenária)(eu já assisti a uma situação mais ou menos similar onde fruto do arco eléctrico a catenária partiu)

 

Dito isto passemos à descrição do sistema em si:

O sistema é composto por vários itens que vão desde a antena à unidade de registo (caixa negra do comboio) passando pelo transdutor de pressão mas os quais eu não vou descrever. No posto de condução, na cabine do Maquinista, está colocado um painel que serve de interface entre o dito e o ConVel:

(Automatic speed control)

 

On the lines equipped with color light signaling (TCB), usually the Convel system is installed. The portuguese ATP system is suplied by ADtranz (ex-Ericsson) and it is a ponctual information system, that is, the system only receives the signal information from the track placed beacons when passes over them. This system fully ensures that trains run within speed limits, considering their braking power, either due to permanenent speed restrictions (temporary speed restriction can also be controlled but usually the aren't) and the signal indications. Certain aditional functions can also be monitored by the system, as main switches commands of electrical units over neutral zones, ETH command over signalling sensitive areas.

Closed signal approaches are usually monitored at a maximum 24 km/h in the last 50/100 meters but whenever required it will provide signal approaches at the speed of 13 km/h, if 120 meters of flank protection are provided beyond the closed signal.

The system allows  the driver to overtake signals in whenever required, ãccording to strict procedures. The system will monitor 30 or 15 km/h beyond the closed signal, depending if the train approached the signal with the 120 meters of skiding protection or not 

And many other features wich make this system extrenely safe.

The system is composed of several items, ranging from the antena (usually behind the first bogie(truck) to the register unit (the black box) etc etc etc. which make the whole system but for which no need of description exists.

 

 

As funções no painel são as seguintes:

  1. Tecla de Manobras - Deve ser pressionada quando se vai efectuar manobras.  Após uma paragem ou  dada distância é necessário voltar a pressiona-la. 
  2. Display Auxiliar - Usado para avisar o maquinista da próxima restrição de velocidade ou sinal fechado mas para qual ainda não é necessário começar frenar.
  3. Led vermelho - Erro de sistema - Quando ocorre um erro interno do sistema Convel o sistema provoca uma frenagem de emergência e acende este led conjuntamente com um alarme sonoro.  / Led Amarelo - Erro de Baliza - Quando o sistema não consegue ler correctamente a informação dada por uma baliza o sistema provoca uma frenagem máxima de serviço e este led fica aceso intermitentemente. / Led Verde - Velocidade excessiva - quando a velocidade excede em mais de 5 km/h a velocidade permitida este led acende acompanhado de um aviso sonoro. Se a velocidade for excedida em 10 ou mais km/h o sistema aplicara uma frenagem de serviço até que o comboio volte a circular á velocidade permitida.
  4. Display Principal - Indica ao maquinista a velocidade permitida no momento ou para a qual o maquinista tem de começar a frenar por se estar a aproximar dela depressa demais.
  5. Tecla de libertação de Freio - Se o Convel aplicar uma frenagem(acende o led), tem de ser o maquinista a libertar o freio quando o Convel o autorizar (o led fica intermitente).
  6. Tecla de Anulação de restrição de velocidade - Em certos afrouxamentos ou no inicio de marcha de comboios em linhas não equipadas com Convel (mas onde o comboio leva o Convel ao serviço) esta tecla acende quando é permitido ao maquinista anular a restrição de velocidade imposta pelo Convel
  7. Tecla de ultrapassagem de sinal fechado - Como devem calcular, o Convel não gosta lá muito de ultrapassar sinais fechados sem ser informado do facto. Então, quando é necessário ultrapassar um sinal fechado pressiona-se esta tecla
  8. Estes reostatos servem para regular o volume dos avisos sonoros e da intensidade da luz.
  9. Tecla de introdução de dados - Serve para confirmar os dados introduzidos nos comutadores rotativos ao lado e como tecla de teste dos leds e avisos sonoros
  10. Sector de introdução de dados - Os vários dados referentes ao comboio (velocidade máxima, comprimento, tempo de reacção de freio, aceleração de frenagem e tipo de comboio)
  11. Led de erro menor - Acende quando o diâmetro das rodas não corresponde ao que o Convel tem em memória

 

Functions on the main panel:

  1. Shunting key - it should be pressed whe you are to make a shunting movement. It allows a single movement of 500 meters in either direction at the maximum speed of 25 km/h (further 500 meters can be obtained by pressing the key and if this isn't done before the 480 meters the system will request the driver to do it otherwise and emergency braking occurs)
  2. Auxiliary Display  - Basicly it is the "warning" display. no need for action yet 
  3. Red Led - System error(internal error) - it might or not force the driver to put the system out of service, in either case the system will command an emergency braking and it has to be shut down and reinitializated -  /Yellow led - Beacon error - when the system is not able to read properly a beacon on the track it forces the train down to 30 km/h until the next color light signal and it flashes the led / Led Verde - Over speeding - when the train passes in 5 km/h the speed limit, this led lights up and an audible warning is heard. When you over speed over 10 km/h above the speed limit another audible warning can be heard: the air flowing out of the general conduct!!!!!!(that is: braking) the system will allow the driver to release the brakes as soon as the speed is within the limits
  4. Main Display  -  This is the "execute" display. It indicates the maximum speed allowed or that you must start braking due to a lower speed limit.
  5. Brake release key - If Convel aplies the brake, it will lit the led over this button in a fixed manner. When the  Convel allows the driver to take control over the brakes again, the led will flash, having the driver to press the button so that the brakes are released.
  6. Speed restriction void key - Certain speed restriction are not totally supervised, leaving to the driver the task of telling convel when the speed restriction is over. When the train enter into a "partially controlled" speed restriction the led will it at the begining of it, having the driver to press the key, when the head of the train passes at the signal wich marks the end of the speed restriction. The system will then control the length of the train before realeasing the speed. This key is also used at the begging of a run in a non-equipped area. Convel, when it has no information, only allows a train to run at 30 km/h, but after 100 meters without finding beacons it will allow the driver to release the speed by pressing this button(the driver must only do this if the track has no Convel installed)
  7. Closed signal overtaking key - The name says it all.
  8. This regulators are used to control the volume and the luminosity of the displays.
  9. Data introduction key -It is used to confirm the data introduced in "10" and as a test key for the leds and audible warnings
  10. Data introduction Section - This is were the maximum speed, length, brake reaction time, acceleration of braking and the train type are introduced.
  11. Minor error led - it lits when there is an error in the wheels diameter configuration

 

17-05-2007 01:19 +0100