CONVEL
(Controlo Automático de Velocidade) Nas linhas equipadas com sinalização automática, regra geral, conjuntamente instala-se também o sistema Convel. Este sistema caracteriza-se por assegurar que os comboios cumpram tanto as indicações dos sinais luminosos como dos velocidades máximas permanentes da via (apesar das velocidades máximas temporárias também poderem ser controladas mas habitualmente não o são). Este sistema pode também controlar outras funções adicionais como assegurar que os disjuntores principais (D.P)sáo desligados á passagem por uma zona neutra* ou desligar a alimentação do ar condicionado(em certas situações a alimentação do ar condicionado pode interferir com a sinalização). Este sistema recebe a informação através de balizas instaladas na via, geralmente junto aos sinais mas também noutros pontos caso necessário. Sendo um sistema que recebe apenas informação pontual tem algumas desvantagens mas também tem vantagens: -Apenas recebe informação quando passa sobre as balizas mas em compensação é substancialmente mais barato que um sistema de informação continua. -Ao passar por um sinal ,caso receba a informação que o sinal seguinte está fechado, mesmo que o sinal seguinte abra entretanto o sistema obrigará sempre o maquinista a aproximar-se do mesmo como se estivesse fechado. Isto pode fazer parecer que provoca perdas de tempo mas os regulamentos obrigam a que o maquinista, depois de ter passado um sinal "amarelo" considere o sinal seguinte fechado até a cabeça do comboio passar o sinal seguinte. Isto trocado por miúdos significa que nem que o maquinista veja o sinal verde lá ao fundo não pode retomar a marcha normal até passar pelo sinal.
*(Em tracção eléctrica por corrente alterna, (que é a usada pela CP. a 25 000V) há necessidade de separar electricamente duas zonas de alimentação distintas, através duma chamada zona neutra, com 18 a 36 metros de comprimento, onde a catenária não é alimentada. Se o comboio eléctrico ai passar com o D.P. ligado irá causar um arco eléctrico que poderá causar grandes danos ao fio aéreo(catenária)(eu já assisti a uma situação mais ou menos similar onde fruto do arco eléctrico a catenária partiu)
Dito isto passemos à descrição do sistema em si: O sistema é composto por vários itens que vão desde a antena à unidade de registo (caixa negra do comboio) passando pelo transdutor de pressão mas os quais eu não vou descrever. No posto de condução, na cabine do Maquinista, está colocado um painel que serve de interface entre o dito e o ConVel: |
(Automatic speed control)
On the lines equipped with color light signaling (TCB), usually the Convel system is installed. The portuguese ATP system is suplied by ADtranz (ex-Ericsson) and it is a ponctual information system, that is, the system only receives the signal information from the track placed beacons when passes over them. This system fully ensures that trains run within speed limits, considering their braking power, either due to permanenent speed restrictions (temporary speed restriction can also be controlled but usually the aren't) and the signal indications. Certain aditional functions can also be monitored by the system, as main switches commands of electrical units over neutral zones, ETH command over signalling sensitive areas. Closed signal approaches are usually monitored at a maximum 24 km/h in the last 50/100 meters but whenever required it will provide signal approaches at the speed of 13 km/h, if 120 meters of flank protection are provided beyond the closed signal. The system allows the driver to overtake signals in whenever required, ãccording to strict procedures. The system will monitor 30 or 15 km/h beyond the closed signal, depending if the train approached the signal with the 120 meters of skiding protection or not And many other features wich make this system extrenely safe. The system is composed of several items, ranging from the antena (usually behind the first bogie(truck) to the register unit (the black box) etc etc etc. which make the whole system but for which no need of description exists. |
As funções no painel são as seguintes:
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Functions on the main panel:
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17-05-2007 01:19 +0100